Buscar
  • PIBSANTAMARIA

PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE

Amabilidade: característica de quem é amável, atencioso, delicado. A ideia aqui no sentido original da palavra: é “gentileza”, “benignidade”. Está relacionado a excelência de caráter. Deus é sua fonte originária e Cristo é o modelo que temos em todos os aspectos do Fruto do Espírito. O cristão que possui esta qualidade é “gracioso”, “gentil” não se mostrando inflexível, exigente. Precisamos nos lembrar de que estamos falando aqui do fruto do Espírito. Esse tipo de benignidade não é algo que vem naturalmente, mesmo que algumas pessoas são naturalmente mais benignas que outras. Mas Paulo está falando sobre um tipo de característica da vida que vem de Jesus vivendo em nós e produzindo esse fruto de benignidade dentro de nós (Gálatas 5.22). Então, benignidade é um fruto que tem que ser cultivado até que se torne um hábito e parte de nosso caráter, no qual nos tornamos quase mais naturais em fazer o que é benigno do que não fazê-lo; ou, ao menos, que se torne muito desconfortável fazer o que não é benigno, ou em falhar em dar uma palavra ou agir de maneira benigna para com outros.

Matthew Henry diz: “Doçura de temperamento, sobretudo para com os inferiores, predispondo nossa uma atitude amável e cortes, que nos deixa facilmente abordáveis, quando alguém nos magoa.” Conforme lemos neste texto a ordenação de Paulo, entretanto, é para não andarmos ansiosos por coisa alguma. Não se trata de uma confabulação teológica, mas uma ordenação que devemos seguir. Isto porque quando estamos ansiosos não conseguimos descansar em Deus; e se não descansamos em Deus, então tomamos todo tipo de decisão precipitada e fora da vontade do Senhor.

Com isso, ele estava dizendo (v.7), que a paz de Deus que excede todo entendimento, por mais que seja insondável a nós, ela monta guarda à porta de nossos corações e mentes (Filipenses 4:5-9). Ela impede que as aflições e angustias abalem nossos sentimentos tomando nossos corações, bem como que os pensamentos indignos e a perigosa ansiedade a qual ele mencionou nos versículos anteriores dominem nossa mente. Cuidado, estas são marcas de um insensato! Mantenha sua paciência, coloque o seu espírito sob controle e o mantenha governado, ou você atrapalhará ou até mesmo destruirá a sua vida. Grande sabedoria inclui a paciência para governar o seu espírito. Se você não puder controlar a sua raiva, você dirá e fará muitas coisas tolas. O conselho de Salomão nesse texto de provérbios é para você ir mais devagar e se irar lentamente. Deixando que o Espírito Santo complete a obra em sua vida, deixe fluir o fruto em você.

Deus abençoe!



6 visualizações

© Copyright 2016 - PIB em Santa Maria