Buscar
  • PIBSANTAMARIA

LEVAI AS CARGAS UNS DOS OUTROS

Quando o apóstolo Paulo disse: “levai as cargas uns dos outros”, ele deixou evidente duas verdades: primeira, todos nós temos cargas; segunda, Deus não pretende que as carreguemos sozinhos. O plano divino é que a carga seja compartilhada. Existem situações que o indivíduo deve enfrentar e resolver sozinho, pois “cada um levará o seu próprio fardo” (Gálatas 6.1-5, v.5).


Nesse último versículo, Paulo parece entrar em contradição com o que havia dito. No entanto, fardo (do grego phortion) era usado como um termo militar para a mochila de um soldado. O soldado não apenas conseguia carregá-lo, mas também tinha a obrigação de carregar. Portanto, existem coisas que eu devo levar, porque é minha obrigação e porque eu consigo levar. Mas a palavra carga refere-se àquilo que é pesado, muito grande para alguém carregar sozinho.

Carregar a carga do outro é um ministério. É possível que haja entre nós irmãos sobrecarregados. Essas cargas podem significar fraquezas morais, enfermidades físicas, necessidades financeiras, aflições espirituais e emocionais, dentre outras situações. São cargas pesadas, impossíveis de serem carregadas por uma só pessoa. Lutero disse que devemos ter “ombros fortes e ossos potentes” para ajudar uns aos outros. Como você tem ajudado outros a carregarem seus fardos? Lembre-se, o plano divino é que a carga seja compartilhada!


Deus abençoe!


17 visualizações

© Copyright 2016 - PIB em Santa Maria