LAÇOS DE IGUALDADE

Relacionar-se não é fácil, mas é possível. Os bons relacionamentos exigem atitudes básicas: não difamar, refrear a língua, evitar expor as pessoas, dar suporte aos outros, amparar, ajudar, sustentar com amor e desenvolver um espírito perdoador, nos versículos de 1-6 do texto (Mateus 7. 1-12) se fala sobre julgarmos. Em seus relacionamentos, o cristão deve promover a paz, além de exercitar a paciência e a tolerância, que são virtudes do bom cristão. Um espírito conciliador e humilde, que nos torna mais parecidos com Jesus, também contribuirá para que se estabeleçam bons relacionamentos.

Na igreja, lugar de adoração a Deus e comunhão dos crentes, a convivência deve ser pautada pelo direcionamento divino. A igreja primitiva era marcada pela integração e pela comunhão. Assim também deve ser em nossos dias. Como Cristo nos ensinou no v.12, Ele nos apresenta a regra áurea dos relacionamentos: agir com o outro da mesma maneira que desejamos que ele haja conosco. Manter relacionamentos saudáveis no ambiente eclesiástico implica vivenciar a igualdade em meio às diferenças, e estabelecer unidade nos procedimentos. A integração e o bom relacionamento com os irmãos evidenciam a qualidade do nosso relacionamento com Deus. Que, como cristãos, sejamos todos unidos por laços de igualdade!