Buscar
  • PIBSANTAMARIA

BONDADE E FIDELIDADE

Que tal refletirmos sobre bondade e fidelidade? “Bondade", palavra usada por Paulo, tem como sinônimo “retidão”, “gentileza” ou “prosperidade”, isto é, aquela qualidade de generosidade, ação gentil para com outras pessoas, tudo se originando, naturalmente de um caráter intimamente bondoso. Lutero disse: “Uma pessoa é bondosa quando se dispõe a ajudar aqueles que estão em necessidade.” Podemos observar a vida terrena inteira de Jesus de Nazaré, era vivida por meio de atos de bondade para com outros. Para que o cristão possa se mostrar supremamente bondoso, ele precisa do auxílio divino, portanto, essa qualidade é um dos aspectos do Espírito Santo. A história contada por Jesus sobre o “bom samaritano é um bom exemplo sobre um homem de coração bondoso.


Jesus contou a Parábola do Bom Samaritano (Lucas 10.30-35), ao ser questionado por um homem que era doutor da Lei. O significado da Parábola do Bom Samaritano fica claro diante da pergunta que precede a narrativa de Jesus: “Quem é o meu próximo?”. Na Parábola do Bom Samaritano Jesus responde que o próximo é todo aquele que necessita de amparo, independentemente de quem seja. Esse próximo, na maioria das vezes, não faz parte do nosso círculo familiar ou do nosso grupo de amigos. Frequentemente o próximo é um estranho, alguém que não é atraente aos nossos interesses. Talvez, pode ser até que esse próximo seja um inimigo, como no caso do samaritano e o judeu. Também, é fácil perceber que na parábola Jesus posiciona essa pergunta em sua forma correta, o ponto principal não é se perguntar “Quem é o meu próximo?”


Sobre a palavra “fidelidade”, no original grego, é “pistis” que pode significar tanto “confiança” quanto “fidelidade”, ambas procedem do Espírito Santo. A Bíblia nos ensina que o justo viverá pela fé, de fé em fé. A fé não consiste em um credo, nem em uma aceitação intelectual de um credo ou um conjunto de doutrinas, conforme algumas vezes esta palavra é usada. Antes, indica a confiança em Jesus Cristo, verdadeira Fé. Ele nos conta uma história de fé e perseverança nos motivando a buscá-lo sempre.


Deus abençoe!



4 visualizações

© Copyright 2016 - PIB em Santa Maria