Buscar
  • PIBSANTAMARIA

AMOR QUE SERVE

Estamos diante de um Jesus que manifestava um gesto de serviço e profunda humildade, mas sobretudo, gesto do verdadeiro Amor: "sabendo Jesus que chegava a hora de passar deste mundo para com seu Pai, depois de ter amado os seus do mundo, amou-os até o extremo" (João 13:1). Analisando o contexto histórico, oferecer ao hóspede água para lavar os pés da poeira do caminho, era um gesto de cortesia muito comum. Normalmente esse gesto era feito por um servo ou por um discípulo dedicado ao seu mestre. Jesus inverte os papéis e surpreende a todos. O mestre torna-se servo. A lição de serviço, humildade e Amor é testemunhada. Para os judeus, lavar os pés era uma antiga prática, realizada por escravos não judeus, mulheres e crianças. Quem poderia imaginar que Jesus praticaria tal ato? A perplexidade tomou conta dos discípulos.

Acontece que Jesus sempre esteve pronto para servir. Em várias ocasiões, ele disse que sua missão era servir e dar a sua vida em resgate de muitos (Mt 20.28). Além disso, os valores do Reino são contrários as práticas normais da nossa sociedade. Ele afirmou: “Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo” (Mt 20.26). Jesus deixou claro que posição elevada no Reino dos céus implica serviço, sacrifício voluntário pelos outros. Todo cristão precisa entender o seu papel como servo, principalmente dos irmãos da fé, como nos exorta o apóstolo Paulo: “Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé” (Gl 6.10).

Em Jesus, não existe amor sem serviço, nem serviço sem amor. Depois de ter lavado os pés dos discípulos, colocou o manto, reclinou-se e lhes disse: "Entendeis o que vos fiz? Vós me chamais mestre e senhor, e dizeis bem. Portanto, se eu, que sou mestre e senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Eu vos dei o exemplo, para que façais o que eu fiz" v.12-15, sirva a seus irmãos de modo humilde e espontâneo, pois Jesus nos ensinou na prática de sua vida.

Deus abençoe!



0 visualização

© Copyright 2016 - PIB em Santa Maria