Buscar
  • PIBSANTAMARIA

A PRIMAZIA DA ORAÇÃO

Vamos buscar entender o ensino de Jesus sobre o assunto no texto de Lc 11.1-13. A oração traz intimidade com Deus, é uma das disciplinas espirituais que nos leva a conhecê-lo mais e moldar nosso coração ao seu coração. Logo no primeiro versículo desse texto, já vemos exemplos claros da importância da oração na vida de todo discípulo do Senhor Jesus.

1. O exemplo de João Batista: João Batista nasceu de uma forma milagrosa, pois sua mãe era estéril (Lc 1.7,13). Ele foi o responsável por apresentar o Messias a Israel (Jo 1.29-30), e foi considerado por Jesus como o maior de todos os homens (Lc 7.28). Ainda assim, com todo esse currículo, João Batista dependia completamente de Deus e o buscava em oração. Se um homem como João precisava orar, com toda a certeza concluímos que somos dependentes do Senhor e precisamos desenvolver uma vida de oração com seriedade.

2. O pedido dos discípulos: Os discípulos poderiam ter pedido muitas coisas, mas não o fizeram. Eles não pediram que Jesus lhes ensinasse a pregar, administrar a sinagoga, fazer sinais, operar milagres, expulsar demônios, ser relevante na sociedade, prosperar financeiramente, etc. Mas tão somente lhe pediram que lhes ensinasse a ORAR. A oração não é para aqueles que se sentem capacitados, mas para quem reconhece sua dependência do Senhor em todas as coisas. Em outras palavras, os discípulos estavam dizendo: “ensina-nos a orar porque não sabemos. Ensina-nos a orar porque somos necessitados de Deus Pai e desejamos desfrutar com ele de comunhão e amizade como tu desfrutas”. 3. O exemplo de Jesus: Jesus é o exemplo último e máximo da importância da oração em nossas vidas. Entre tantos exemplos que os evangelhos apresentam, Ele orou em seu batismo (Lc 3.21), antes de escolher seus discípulos (Lc 6.12), quando as multidões aumentaram (Lc 5.16), em sua transfiguração (Lc 9.29), e várias vezes sozinho (Mt 1.35). Jesus orava, mesmo fazendo parte da trindade divina, sendo o próprio Deus encarnado. Quanto mais nós pecadores precisamos aprender com Ele a orar em todo o tempo. Que possamos olhar para Jesus e aprender com Ele a vida de intimidade em oração no secreto para a qual somos chamados. Mt 6.6 – “Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará”.


Deus Abençoe!



3 visualizações

© Copyright 2016 - PIB em Santa Maria