A LUZ DO MUNDO

Por vezes, Jesus se apresentou de forma metafórica, como quando disse que ele é “a luz do mundo” (v. 12). É muito significativo Jesus ter dito isso de si mesmo, porque um dos temores mais primários do ser humano é o do escuro. Quantos de nós não tivemos medo ou se apavoramos com a escuridão quando éramos crianças?

O medo do escuro se deve a um conjunto de fatores. O escuro representa vulnerabilidade. No escuro, a suposta ameaça pode estar bem ao seu lado, mas as trevas não lhe permitem ver, significa perigo. Muitos motoristas evitam dirigir em rodovias à noite, porque as trevas representam acidente iminente, semelhantemente a vida sem Jesus. Pois, você se torna vulnerável a situações ameaçadoras à sua vida e à sua família. Dirigir a vida sem Jesus é como pilotar seu carro numa rodovia com os faróis apagados.

O acidente é inevitável! O escuro também significa desorientação. Mesmo dentro de nossa casa, quando falta energia elétrica à noite, ficamos tateando as paredes para nos mover até encontrar velas ou smartphone, para acender sua lanterna. Uma pessoa sem Jesus também vive tateando aqui e ali porque, existencialmente, está sem direção. Mas sabemos que na palavra de Deus conheceremos mais Ele, aprenderemos a viver em Cristo, temos na palavra nosso manual, e nossa lâmpada, Sl 119:105 “Tua palavra é lâmpada para meus pés e luz para o meu caminho”, assim nosso caminho estará iluminado e não há o que temer!